O Brasil está no ranking dos países que mais usam o whatsapp no mundo e segundo resultado da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros.
Outro dado importante é que 78% dos entrevistados se comunicam com as marcas pelo WhatsApp.
Empresas pequenas podem recorrer ao WhatsApp Business que embora permita um atendente por número, permite algumas respostas automáticas e desvincula o atendimento das contas pessoais. O WhatsApp Busines API, atende a empresas de médio e grande porte e mais que um aplicativo de mensagens, cumpre o papel de canal de atendimento, permitindo múltiplos atendentes por número e implantação de chatbot.
Embora o WhatsApp esteja se tornado o queridinho dos consumidores para se relacionar com as empresas, alguns cuidados são importantes:
- Estabeleça horários de atendimento e divulgue alinhando as expectativas do cliente.
- Se for implantar um chatbot, verifique os processos que possam receber respostas automáticas, mas faça uma análise cuidadosa do esforço do cliente, possibilitando ou indicando o contato humano. É muito difícil que uma empresa de médio e grande porte tenha em sua árvore de motivos do bot, todos os processos.
- Tenha uma comunicação coerente e adequada. Tanto nas respostas do chatbot como do atendente. A comunicação precisa ser aderente ao perfil do consumidor, mas adequadas ao padrão de escrita. Invista no mapeamento de persona e no treinamento do colaboradores.
- Acompanhe os indicadores e monitore os atendimentos. É muito importante avaliar o volume de clientes atendidos na plataforma para redimensionar quando for o caso e quando houver autoatendimento, acompanhar o volume de retenção no canal, bem como, monitorar a qualidade das respostas dadas pelo atendimento humano tal como é feito com as monitorias de atendimento por telefone.
- Lembre-se! O que não é medido não pode ser gerenciado.
Elaborado por CX Lab University – Ano 2023 – contato@cxlabuniversity.com.br
Direitos autorais de propriedade da CX Lab University, sendo proibida a publicação, reprodução ou transmissão, total ou em partes desse material seja por meio eletrônico, físico ou digital.
Deixe um comentário