3 componentes de liderança que aumentam o engajamento

Em empresas muito hierarquizadas, é comum vermos um padrão curioso: líderes ouvem com atenção as lideranças acima, escutam “mais ou menos” os pares e quase nunca prestam a mesma atenção aos subordinados.

Mas aqui vai uma verdade incômoda: é justamente na equipe da linha de frente que mora a maior fonte de insights valiosos, aqueles que podem gerar ações estruturantes e atacar a causa raiz dos problemas.

O erro está na crença de que ouvir quem está abaixo na hierarquia enfraquece a decisão. Pelo contrário, quando um líder pratica escuta ativa, ouvindo de forma genuína o seu time, ele não apenas amplia a qualidade das ideias e decisões, mas também gera engajamento, confiança e senso de pertencimento.

De acordo estudo publicado pela Gallup, ser ouvido, faz parte de um dos quatro níveis de necessidades dos funcionários para se sentirem engajados.  

Liderar não é apenas falar o que deve ser feito. É criar espaço seguro para ouvir o que pode ser feito e a melhor forma.

Quem vive o dia a dia da operação enxerga detalhes que muitas vezes não chegam às salas de reunião.

Um líder que ouve de cima a baixo constrói decisões mais inteligentes, soluções mais duradouras e equipes mais comprometidas.

Ele usa sua liderança para ajudar a equipe e desenvolver pensamentos e ideias mais estruturadas e por isso sabe que o primeiro passo é sempre estar aberto para ouvir.

BIBLIOGRAFIA:

https://www.gallup.com/workplace/285674/improve-employee-engagement-workplace.aspx

Elaborado por CX Lab University – Ano 2025 – contato@cxlabuniversity.com.br

Direitos autorais de propriedade da CX Lab University, sendo proibida a publicação, reprodução ou transmissão, total ou em partes desse material seja por meio eletrônico, físico ou digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos