O papel da liderança no engajamento dos colaboradores

O engajamento dos colaboradores é essencial para que as empresas alcançarem seus resultados. De acordo com estudo publicado pela Gallup o engajamento dos colaboradores promove:

  • 78% menos absenteísmo,
  • 14% mais produtividade,
  • 21–51% menos rotatividade,
  • 23% mais lucro.

Embora o engajamento não se dê por um fator isolado, pesquisas e estudos buscam mapear fatores que possam impulsionar ou reduzir o comprometimento dos trabalhadores.

Conforme dados da segunda edição do estudo engaja S/A, conduzido pela Flash, em parceria com a FGV-EAESP e o grupo Talenses a confiança na liderança está entre os três fatores prioritários que impulsionam o engajamento dentro das empresas.

Embora a liderança apareça de forma objetiva com um dos principais fatores, outros aspectos elencados de forma apartada também estão relacionados a liderança, como a autonomia, reconhecimento profissional, oportunidade de crescimento e ambiente de trabalho colaborativo.

É claro que não podemos nos esquecer que a cultura organizacional tem um grande peso, mas uma liderança transformadora é capaz de ser um agente de mudança e impactar de forma positiva.

Nesse contexto, a figura do líder tem sido cada vez mais estratégica para empresas que buscam criar um clima organizacional saudável, garantindo produtividade e retenção de talentos.

Assim como é mais caro conquistar novos clientes do que reter os existentes em sua carteira, também é mais caro para as empresas,  investir tempo e dinheiro com novas contratações do que reter seus talentos.

Se você é líder, já pensou como está contribuindo para o engajamento do seu time?

BIBLIOGRAFIA:

https://vocerh.abril.com.br/coluna/isis-borge/engajamento-de-profissionais-novos-dados-e-recomendacoes-as-empresas/

https://www.gallup.com/workplace/285674/improve-employee-engagement-workplace.aspx

Elaborado por CX Lab University – Ano 2025 – contato@cxlabuniversity.com.br

Direitos autorais de propriedade da CX Lab University, sendo proibida a publicação, reprodução ou transmissão, total ou em partes desse material seja por meio eletrônico, físico ou digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos