O engajamento dos colaboradores é essencial para que as empresas alcançarem seus resultados. De acordo com estudo publicado pela Gallup o engajamento dos colaboradores promove:
- 78% menos absenteísmo,
- 14% mais produtividade,
- 21–51% menos rotatividade,
- 23% mais lucro.
Embora o engajamento não se dê por um fator isolado, pesquisas e estudos buscam mapear fatores que possam impulsionar ou reduzir o comprometimento dos trabalhadores.
Conforme dados da segunda edição do estudo engaja S/A, conduzido pela Flash, em parceria com a FGV-EAESP e o grupo Talenses a confiança na liderança está entre os três fatores prioritários que impulsionam o engajamento dentro das empresas.
Embora a liderança apareça de forma objetiva com um dos principais fatores, outros aspectos elencados de forma apartada também estão relacionados a liderança, como a autonomia, reconhecimento profissional, oportunidade de crescimento e ambiente de trabalho colaborativo.
É claro que não podemos nos esquecer que a cultura organizacional tem um grande peso, mas uma liderança transformadora é capaz de ser um agente de mudança e impactar de forma positiva.
Nesse contexto, a figura do líder tem sido cada vez mais estratégica para empresas que buscam criar um clima organizacional saudável, garantindo produtividade e retenção de talentos.
Assim como é mais caro conquistar novos clientes do que reter os existentes em sua carteira, também é mais caro para as empresas, investir tempo e dinheiro com novas contratações do que reter seus talentos.
Se você é líder, já pensou como está contribuindo para o engajamento do seu time?
BIBLIOGRAFIA:
https://vocerh.abril.com.br/coluna/isis-borge/engajamento-de-profissionais-novos-dados-e-recomendacoes-as-empresas/
https://www.gallup.com/workplace/285674/improve-employee-engagement-workplace.aspx
Elaborado por CX Lab University – Ano 2025 – contato@cxlabuniversity.com.br
Direitos autorais de propriedade da CX Lab University, sendo proibida a publicação, reprodução ou transmissão, total ou em partes desse material seja por meio eletrônico, físico ou digital.
Deixe um comentário