Para mim é inteligência com diversão, mas para exercitar a criatividade é preciso ter um método, sim um método!
Segundo a professora da Harvard Business School, Teresa M. Amabile, o ambiente de trabalho pode influenciar a criatividade e a motivação, por essa razão ela propõe métodos para acessar a criatividade no ambiente de trabalho.
A autora acredita que há 3 componentes da criatividade e é possível que líderes apoiem seus times para ter o melhor dos mundos que é : CRIATIVIDADE E PERFORMANCE.
Os componentes são:
- expertise: conhecimento técnico e de procedimentos e intelectual
- Pensamento criativo: flexibilidade, imaginação para resolução de problemas
- Motivação: a intrínseca que é a paixão interna por resolver problemas e fazer a diferença independente da recompensa financeira e a extrínseca que é aquela que vem de fora, por exemplo, o dinheiro.
Mas como gerentes e gestores podem fomentar a criatividade com a pressão constante por resultados?
- Capacitando os gestores para que possam montar suas equipes com os skills mais adequados para o negócio e cultura da empresa;
- Criando um senso de propósito para os membros da equipe que motive e engaje as pessoas;
- Promovendo uma cultura organizacional saudável que contribui com o clima da organização.
Mas por que essa receita da professora Amabile é tão difícil nas organizações?
Me permitam responder mas quero ouvir vocês também, na minha visão ainda falta um senso coletivo nas organizações que deveria começar da alta liderança servindo de modelo inspiracional para todos na empresa.
Um senso coletivo ajuda a direcionar os esforços para uma mesma direção. E qual o contrário do coletivismo? O individualismo que é uma cultura onde as pessoas estão focadas em seus próprios interesses.
É possível transformar mas é necessário vontade e coragem!
Elaborado por CX Lab University – Ano 2023 – contato@cxlabuniversity.com.br
Direitos autorais de propriedade da CX Lab University, sendo proibida a publicação, reprodução ou transmissão, total ou em partes desse material seja por meio eletrônico, físico ou digital.
Deixe um comentário