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Mapeando a jornada do cliente. Por onde começar?

A jornada de compra do cliente é parte da experiência e foi conceitualizada por meio de múltiplos canais entendendo que ela acontece em três estágios: pré-compra, compra e pós-compra. Esse processo também considera as experiências passadas como um fator externo. E em cada etapa, os clientes vivenciam a experiência nos múltiplos pontos de contato, em que alguns estão sob o controle da empresa. 

O mapeamento da jornada do cliente nada mais que que o caminho que o cliente percorre nos diversos canais de atendimento que o cliente percorre na empresa. 

 

Conheça as fases do mapeamento de uma jornada: 

 

1ª Fase – Levantamento de dados 

  • Converse com os dados. Analise o resultado das pesquisas, reclamações, volumes de atendimento e carteira de clientes 
  • Identifique a(s) personas(s) de forma colaborativa envolvendo pessoas que conhecem o cliente e com base nos dados levantados 
  • Com base nos dados, identifique os processos ou pontos de contato que quer mapear.  

 

2ª Fase – Desenho da jornada 

  • Envolva pessoas que atendem o cliente e pessoas que conhecem os processos. O desenho de uma jornada deve ser colaborativo evitando percepções individuais 
  • Estabeleça os estágios de forma clara e considere os sentimentos e expectativas com base em dados objetivos, ou seja, expressões utilizadas pelos clientes em pesquisas, registros de satisfação, sugestões ou reclamações. 
  • Identifique os pontos de maior esforço  

3 ª Fase – Levantamento de Oportunidades 

  • Cruze o levantamento do mapeamento de jornada com os processos existentes, os gaps do processo e avalie o que pode ser ajustado. 

 

E você, na sua empresa há o mapeamento de jornada do cliente? 

 

 

Elaborado por CX Lab University – Ano 2023 – contato@cxlabuniversity.com.br

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